- Ateliê Se7e Jr.
- 21 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jan. de 2020

Consultoria nada mais é que um estudo feito para se obter soluções para um determinado problema, assunto ou especialidade.
Nesse caso estamos falando sobre consultoria voltada para arquitetura que consiste no estudo do ambiente ou espaço com intuito de disponibilizar melhores opções para o cliente.
São realizados estudos de viabilidade, ambientação, distribuição de móveis e equipamentos em espaços existentes, sem estabelecer obras, bem como orientação para compra de terrenos, orientação imobiliária e orientação de obra.
Quais são os principais tipos de consultorias?
1. Consultoria de Ambientação
O profissional da área auxilia na orientação para a ambientação, definindo layout e elementos (móveis, cores, pinturas e revestimentos) no espaço construído com base em uma linguagem definida, sem estabelecer obras. Levando em consideração a funcionalidade, praticidade, estética e harmonia em relação ao estilo, personalidade e desejos do cliente.

2. Compra de Terrenos
Identificação de todas as vantagens, desvantagens e possibilidades oferecidas por cada opção de terreno. A ajuda de um profissional neste momento é valiosa, pois ele vê claramente alguns aspectos que podem passar despercebido pelo cliente, como o tamanho do terreno, a posição do sol, a ventilação e a presença de irregularidades muito amplas.

3. Orientação Imobiliária
Na orientação imobiliárias o profissional fará a identificação dos prós e contras do imóvel avaliado e a compatibilidade com as expectativas, desejos e necessidades do cliente. Portanto, se o cliente não tiver certeza se deseja comprar uma propriedade específica, a ajuda de um consultor de arquitetura pode ser fundamental.

4. Orientação de Obra
A orientação de obra se dá pelo acompanhamento, análise e orientação da obra e dos profissionais envolvidos, visando assegurar que sua execução obedeça fielmente às definições e especificações técnicas contidas no projeto.

Comments