- Ateliê Se7e Jr.
- 3 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Em situações de pandemias, como a que estamos enfrentando com o COVID-19, a quarentena é uma medida muito importante para diminuir os riscos à população e não carregar demais nosso sistema de saúde. Nesse período de quarentena, são comuns a revisão de hábitos e os questionamentos sobre o modelo de vida que levamos. Como arquitetos, um dos desafios da profissão é projetar locais que satisfaçam as necessidades básicas comuns a todos, mas também as especificidades de cada indivíduo, de forma que as residências deem conta de abarcar o necessário para a vida cotidiana durante tempo indeterminado.
| Como a arquitetura pode nos beneficiar? A velocidade da contaminação e o número de casos de doenças por vírus são bem maiores nas cidades, onde a aglomeração de pessoas também é maior. Momentos ligados a lazer e trabalho, que muitas vezes são associadas a ambientes externos, deveram ser feitos em casa no período de quarentena. Com isso, o bem- estar das pessoas reclusas não irá depender somente da garantia de programas da residência para dar conta das diferentes atividades ao longo dos dias, mas também do uso de recursos como iluminação e ventilação naturais, vegetação e a conformação de um ambiente estimulante de forma geral. As imagens a seguir mostram algumas residências que foram bem arquitetadas para isso! O processo de promoção da saúde vem se tornando uma referência para a arquitetura a levando para os resultados de saúde e qualidade de vida apresentando para seus espaços, signos e valores que encontramos em nossas casas em relação com o espaço interior e exterior. Com esses recursos projetados de forma correta, a residência passa a trazer benefícios para os moradores em momentos de quarentena. Como:
| Ventilação Natural Ambientes fechados com ar estagnado, são mais propícios à proliferação do vírus. Induzir a circulação de ar, através da ventilação cruzada, renova o ar do ambiente naturalmente, sendo o remédio mais eficaz contra a estagnação. O ar condicionado, apesar de gerar um conforto, pode ser na verdade um grande vilão desse processo pois, por trás da falsa sensação de segurança, criada pelo ar fresquinho, pode estar escondendo um ar viciado e contaminado. Grande parte desses equipamentos trabalham com a recirculação do ar do próprio ambiente, e poucos têm seus filtros limpos ou substituídos semestralmente. Imagine, então, a quantidade de elementos contaminantes presentes nesse local.
| Iluminação Natural Apesar de existirem algumas lâmpadas (ainda não homologadas) que supostamente matam os vírus e bactérias que pairam no ar, a importância da luz na residência, principalmente a natural, não é a de combater só esses agentes biológicos. Ambientes bem iluminados têm a capacidade de manter nosso astral mais elevado. A tristeza e depressão gostam das sombras e de ambientes escuros. E esses estados de ânimo costumam baixar nossa imunidade, o que torna nosso organismo menos resistente para enfrentar a doença. Assim, abramos as cortinas, deixemos a luz do Sol entrar. A claridade adequada, principalmente vinda de fonte natural, é um importante elemento de apoio para nos fortalecer.
E aí? Gostou de saber como a arquitetura pode nos ajudar até mesmo em situações de risco? Agora você já sabe como a arquitetura pode ser tão importante nas nossas vidas! Precisa transformar seu espaço? Entre em contato com a gente e faça o orçamento grátis no nosso site.🐝
03 de Abril, 2020. Por Levy Brito.
Comments