- Ateliê Se7e Jr.
- 3 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de nov. de 2019

Quando compramos um terreno temos várias ideias para construir naquele local. São tantas que logo corremos para tentar pôr em pratica, e o primeiro passo a ser feito é contratar um arquiteto. Mas você sabe o que é um projeto arquitetônico? Qual a importância para sua construção? É o que vamos te explicar a seguir!
O que é um projeto arquitetônico?
Sabe todas aquelas ideias que citei anteriormente? A maneira como você imagina o lugar construído? Então, o projeto arquitetônico nada mais é do que a representação gráfica de tudo isso. É aqui que damos vida aos planos idealizados, decidimos quais os materiais serão utilizados, qual a melhor forma de construir mantendo o conforto térmico, bem como as esquadrias que melhor se adequarão ao imóvel, os layouts, entre outras coisas.
Com base nas conversas com o cliente, visitas ao terreno e muita, muita pesquisa que o projetista começa a dar vida ao projeto. É importante dizer que nem sempre os desejos do cliente é o que ele realmente precisa, e esse é um dos motivos cruciais para contratar um profissional qualificado para a realização do serviço. Por meio da troca de informações com o cliente, o arquiteto é capaz de definir o que é realmente necessário para alcançar um projeto funcional.

Mas por que é tão importante ter um projeto arquitetônico? É notório a quantidade de pessoas que acham que contratar um pedreiro e fazer uma planta baixa sem nenhum estudo por trás é o suficiente. Imprevisto e problemas são comuns em uma obra e as chances desses contratempos aparecerem em um projeto arquitetônico, previamente pensado para evitar riscos e atender as necessidades do cliente, é bem menor. Mesmo que aconteça, é mais fácil e rápido obter uma solução, comparada a uma obra realizada sem projeto. O projeto arquitetônico se constitui, resumidamente, em 4 etapas que ajudam a minimizar os gastos e garantir maior satisfação ao cliente. São eles:
Levantamento de dados: Onde será feito a coleta e análise das informações e necessidades que irão nortear o projeto.
Estudo preliminar: Nessa fase, após as informações obtidas no levantamento, surgem os primeiros desenhos.
Anteprojeto: São definidas as dimensões e características dos ambientes.
Projeto Executivo: Apresentação de forma clara e organizada de todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.
Portanto, é necessário relembrar a importância de se contatar um profissional devidamente qualificado antes de comprar um terreno ou pensar em construir, seja qual for o tipo da obra. É interessante ressaltar que apesar de não parecer viável para todos, esse tipo de projeto, quando feito de forma adequada, resulta em diversos ganhos para o contratante, como por exemplo: diminuição no desperdício de materiais, gastos futuros devido a problemas que podem surgir após a construção e acima de tudo garante a segurança e o conforto das pessoas que vão utilizar o espaço.
É importante dizer que nem sempre os desejos do cliente é o que ele realmente precisa.
03 de Outubro,2019. Por Jéssica Pereira
Comments