- Ateliê Se7e Jr.
- 12 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando assim o direito de ir e vir, seja por espaços projetados já com esse objetivo ou ainda espaços adaptados. Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social, possibilitando o ir e vir. A acessibilidade tem que ser expandida para vários campos da sociedade garantindo que pessoas deficientes tenham acesso a várias formas de serviços, melhorando sua qualidade de vida e integração.
MAS O QUE É O PROJETO DE ADEQUAÇÃO À ACESSIBILIDADE?
O projeto de adequação a acessibilidade é o produto que irá lidar apropriadamente com o estudo para adequação de espaços, seguindo a norma NBR 9050 que tem como intuito incluir uma parcela significativa da população maior facilidade de mobilidade, de qualidade de vida e de acesso à serviços básicos, buscando atender a acessibilidade e eficiência de espaços construídos. Dessa forma as pessoas que usufruem de espaços acessíveis se tornam mais autônoma e independentes em suas vidas.

Garantir que o ambiente tenha um espaço planejado faz toda a diferença no dia a dia das pessoas, a acessibilidade garante que o trabalho seja efetuado com muito mais velocidade, precisão, e claro, perfeição. De modo a remover todas barreiras impeditivas de acesso, que geram mais do que só um impedimento físico, elas também impedem o usufruto por direito dos espaços físicos, propiciam acidentes e causam constrangimento. O arquiteto trabalha esse conceito quando concebe um espaço que garante a funcionalidade no espaço, o tornando acessível e transitável para o maior número de pessoas possíveis.
12 de Novembro,2019. Por Pricylla Guedes.
Super necessário falar de acessibilidade, e começar a induzir uma missão de promover uma cidade para todos!